Visibilidade trans: conheça entidades de acolhimento e assistência em São Paulo

Todo ano, no dia 29 de janeiro, comemora-se aqui no Brasil o Dia Nacional da Visibilidade Trans, data importante para reforçar e conscientizar a população sobre as lutas cotidianas da comunidade transexual e travesti. A data foi escolhida porque foi no dia 29 de janeiro de 2004 que mulheres trans, homens trans e travestis organizaram […]

29 jan 2022, 08:00 Tempo de leitura: 7 minutos, 0 segundos
Visibilidade trans: conheça entidades de acolhimento e assistência em São Paulo

Todo ano, no dia 29 de janeiro, comemora-se aqui no Brasil o Dia Nacional da Visibilidade Trans, data importante para reforçar e conscientizar a população sobre as lutas cotidianas da comunidade transexual e travesti. A data foi escolhida porque foi no dia 29 de janeiro de 2004 que mulheres trans, homens trans e travestis organizaram seu primeiro ato nacional sozinhos, indo até Brasília lançar a campanha “Travesti e Respeito”. O objetivo do ato foi promover a cidadania e o respeito, mostrando no Congresso Nacional a relevância de suas ações – desde então, a data marca a luta da comunidade através de diversas manifestações e passeatas.

O motivo de ser tão necessário reforçar a luta da comunidade trans e travesti é que a realidade dessa parcela da população ainda está longe do que seria o ideal. Os índices de violência e de falta de acesso à educação formal e ao mercado de trabalho ainda são superiores dentre pessoas trans e travestis, que muitas vezes desconhecem serviços voltados para elas por falta de divulgação. Confira abaixo importantes coletivos, organismos de assistência de saúde e emprego, casas de acolhimento e outras entidades nacionais e em São Paulo:

Coletivos nacionais

  • Associação Nacional de Travestis e Transexuais (ANTRA)

A ANTRA é uma rede que articula em todo o Brasil 127 instituições responsáveis por  desenvolver ações para promoção da cidadania da população de travestis e transexuais. O órgão promove campanhas informativas e pesquisas, além de incentivar e apoiar a realização de encontros, seminários, congressos de travestis e transexuais para definir as bandeiras de lutas.

  • Instituto Brasileiro de Transmasculinidades (IBRAT)

O IBRAT é uma rede nacional de homens trans ativistas que atua nos eixos da formação política, estudos e pesquisas sobre transmasculinidades e controle social. O IBRAT tem como objetivo a promoção da qualidade de vida dos homens trans do Brasil, possibilitando uma maior autoestima e o reconhecimento de sua cidadania e identidade social e política.

Plataformas de empregabilidade

  • TransEmprego

A TransEmpregos é o maior e mais antigo projeto de empregabilidade de pessoas Trans do Brasil. São milhares de currículos e acessos através dos canais da plataforma, que promovem e auxiliam contratações diariamente.

https://www.transempregos.com.br/

Assistência em casos de violência

  • Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (DECRADI)

Por meio da Lei Nº 10.948/01, o Estado de São Paulo permite o registro de denúncias contra transfobia pelo próprio site da Secretaria da Justiça. No entanto, a comunidade LGBTQIA+ enfrenta uma realidade pontuada por violências específicas e, por isso, tornou-se necessária a criação de uma unidade responsável pela investigação de crimes motivados por LGBTfobia, papel da Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância. O órgão é capacitado para receber queixas de crimes de injúria, difamação e agressão via e-mail, telefone ou presencialmente, onde a vítima é acolhida e recepcionada por profissionais especializados. Além disso, a unidade é preparada para orientar e encaminhar, quando necessário, essas pessoas a demais serviços públicos.

Endereço: R. Brg. Tobias, 552 – Centro, São Paulo – SP 

Segunda a sexta, 09h às 19h 

Para denúncias ou orientações: decradi@policiacivil.sp.gov.br / (11) 3311-3555

Assistência de Saúde

  • Ambulatório de Saúde Integral para Travestis e Transexuais

Vinculado à Secretaria da Saúde, o Ambulatório de Saúde Integral para Travestis e Transexuais oferece assistência integral a travestis e transexuais e conta com atendimento especializado em cardiologia, oftalmologia, endocrinologia, urologia, proctologia, ginecologia, fonoaudiologia e otorrinolanringologia, além de psicólogos e psiquiatras, clínica médica, enfermagem, vacinação, serviço de orientação relacionado à saúde, geração de renda e assessoria jurídica.

Endereço: Rua Santa Cruz, 81 – Vila Mariana – São Paulo – SP

  • Núcleo TransUnifesp (NTU)

O NTU é um órgão da Universidade Federal de São Paulo e viabiliza cuidados em saúde e promoção de cidadania a pessoas trans e intersexo via atividades de ensino, pesquisa e assistência. Além das atividades acadêmicas na Unifesp, o NTU conta com um ambulatório do SUS onde é possível receber atendimento em endocrinologia, enfermagem, fonoaudiologia, ginecologia, psicologia, psiquiatria e urologia, além de encaminhamento para procedimentos cirúrgicos como vaginoplastia e mamoplastia masculinizadora. 

Endereço:  R. Napoleão de Barros, 859 – Vila Clementino.

  • Ambulatório Especializado em Processo Transexualizador (AME PRO Trans)

O AME PRO Trans oferece atendimento integral de saúde a travestis, bem como a homens e mulheres em processo de transexualização. Lá é possível realizar procedimentos cirúrgicos como mamoplastia masculinizadora, histerectomia, redesignação sexual, entre outros. O ambulatório oferece também atendimento de enfermagem, serviço social, psicologia, psiquiatria, ginecologia, endocrinologia, hormonioterapia e grupos terapêuticos, com atividades de inclusão social como, por exemplo, o Cine Pipoca. 

Endereço: R. Piracicaba, 114 – Gopouva, Guarulhos – SP

Casas de Acolhimento LGBTQIA+

  • Casa Florescer

A Casa Florescer é o primeiro centro de acolhida exclusivo para mulheres trans e travestis em situação de vulnerabilidade social. O projeto não apenas acolhe, mas oferece atendimento social e psicológico. Através de articulações com redes de apoio, a Casa Florescer garante o acesso à alimentação, cursos de qualificação, regularização de documentos e acompanhamento médico capacitado para as beneficiadas.

Perfil: @casaflorescer_

  • Casa Chama

A Casa Chama tem a missão de fortalecer a comunidade de artistas trans oferecendo atendimentos de saúde, projetos culturais e assistências jurídicas. A casa é um ambiente de convívio seguro que produz desde eventos culturais e grupos de estudo até projetos de cuidado e apoio jurídico. Durante a pandemia, o órgão criou um fundo emergencial de apoio para pessoas trans afetadas pelo covid-19.

Perfil: @casachama_org

  • Casa1

A Casa 1 é um centro de acolhida de pessoas LGBTQIA+ expulsas de casa, um centro cultural e uma clínica social que atua no centro da cidade de São Paulo. O projeto oferece programações socioeducativas e disponibiliza ao público atendimentos psicoterápicos gratuitos ou de baixo custo. 

Perfil: @casa1

  • Coletivo Arouchianos

O Coletivo Arouchianos busca garantir a visibilidade e promover a cultura, arte, esporte, política e questões sociais da comunidade LGBTQIA+ na região central de São Paulo. Em 2019, o grupo passou a atuar também como centro de acolhida, onde rodas de conversa e atendimento psicoterapêuticos são oferecidos. 

Perfil: @arouchianos

Centros de Cidadania LGBTI em SP

Os Centros de Cidadania LGBTI são uma iniciativa da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania. Um dos seus eixos de atuação é a defesa dos Direitos Humanos, oferecendo atendimento a vítimas de violência, preconceito e discriminação, além de prestação de apoio jurídico, psicológico e de serviço social, com acompanhamento para realização de boletins de ocorrência e demais orientações. 

Outro eixo dos centros é a promoção da Cidadania LGBTI, dando suporte e apoio aos serviços públicos municipais por meio de mediação de conflitos, palestras e sensibilização de servidores, além da realização de debates, palestras e seminários. Além das sedes fixas, cujos endereços estão disponíveis abaixo, quatro Unidades Móveis de Cidadania LGBTI percorrem São Paulo.

  • Centro de Cidadania LGBTI Claudia Wonder (Zona Oeste)

Avenida Ricardo Medina Filho, 603 – Lapa

Segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

Telefone: (11) 3832-7507

centrolgbtoeste@prefeitura.sp.gov.br 

  • Centro de Cidadania LGBTI Laura Vermont (Zona Leste)

Avenida Nordestina, 496 – São Miguel Paulista

Segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

Telefone: (11) 2032-3737

centrolgbtleste@prefeitura.sp.gov.br

  • Centro de Cidadania LGBTI Luana Barbosa dos Reis (Zona Norte)

Praça Centenário, 43 – Casa Verde

Segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

Telefone: (11) 3951-1090

centrolgbtnorte@prefeitura.sp.gov.br

  • Centro de Cidadania LGBTI Edson Neris (Zona Sul)

Rua: Conde de Itu, 673 – Santo Amaro – São Paulo-SP

Segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

Telefone: (11) 5523-0413 / 5523-2772

centrolgbtsul@prefeitura.sp.gov.br

  • Centro de Referência e Defesa da Diversidade Brunna Valin (CRD)

Rua Major Sertório, 292/294 – República

Segunda a sexta-feira,das 11h às 20h

Telefone: 11 3151-5786 / 5783

crd@crd.org.br