A Prefeitura de São Paulo divulgou recentemente um edital com o objetivo de avançar com a entrega de hospitais municipais para as chamadas OSSs. E o que são as OSS? Organizações sociais de saúde são entidades privadas que ganham repasses altíssimos de dinheiro público para que elas administrem os equipamentos de saúde. Ou seja, uma forma de privatização, ou terceirização. O que a Prefeitura quer é se livrar da responsabilidade pelos hospitais da cidade, e passar tudo para essas OSS! E quais os problemas disso? 

  1. Com OSS, os profissionais de saúde deixam de ser concursados e passam a ser CLT. Com um vínculo de trabalho mais fraco, a rotatividade aumenta e as condições de trabalho pioram.
  2. A Prefeitura abre mão da sua responsabilidade: todos os problemas como atraso no atendimento, falta de médicos, falta de medicamentos, filas de espera enormes, passa a ser culpa da OSS e não mais da Prefeitura. Vira um jogo de empurra-empurra dos problemas entre Secretaria Municipal de Saúde e OSS
  3. Custa mais caro: Já foi provado pelo Tribunal de Contas do Município que a Prefeitura não tem capacidade de fiscalizar todo o repasse financeiro às OSS e a execução desse dinheiro. Ou seja, é um modelo que abre portas para irregularidades e corrupção
  4. O SUS deve ser gerido pelo poder público, junto com a população, não por uma entidade privada! Os conselhos gestores dos hospitais precisam ser fortalecidos. Temos o maior sistema público de saúde do mundo, que tem que ter mais investimento, e não menos. 

Os hospitais municipais de São Paulo precisam de mais concurso público para a contratação de médicos, enfermeiros, etc, mais investimentos em infra-estrutura, mais investimentos em educação e formação dos profissionais e mais participação popular!

Não à terceirização. Assine nosso abaixo-assinado contra esse absurdo. 

HOSPITAIS NA LISTA DE TERCEIRIZAÇÃO:

Zona Norte: Hospital Municipal Dr. José Soares Hungria

Zona Norte: Hospital Maternidade Vila Nova Cachoeirinha

Zona Oeste: Hospital Municipal e Maternidade Prof. Mário Degni

Zona Leste: Hospital Municipal Dr. Alexandre Zaio

Zona Leste: Hospital Municipal Prof. Dr. Waldomiro de Paula

Zona Leste: Hospital Municipal Tide Setubal

Zona Leste: Hospital Municipal Dr. Ignácio Proença de Gouvêa

Zona Leste: Hospital Municipal Dr. Benedicto Montenegro

Zona Leste: Hospital Municipal Professor Doutor Alípio Corrêa Netto – Ermelino Matarazzo

ASSINE ESSE ABAIXO ASSINADO
EM DEFESA DOS HOSPITAIS PÚBLICOS!

Ao se cadastrar neste formulário você concorda com nossa política de privacidade. Este site é protegido pelo reCAPTCHA e, por isso, a política de privacidade e os termos de serviço do Google também se aplicam.

Obrigada!

Sua participação foi registrada com sucesso!

Compartilhe com seus contatos para nosso movimento crescer!